domingo, 17 de maio de 2009
candomble
As religiões afro-brasileiras são todas as religiões que tiverem origem africana e foram trazidas para o Brasil pelos negros africanos, na condição de escravos. Existe desde os tempos mais remotos daquele continente, que é o berço da terra.São em media 14 religiões que estão espalhadas por todo o território brasileiro. As religiões afro-brasileiras na maioria são relacionadas com a religião yorùbá e outras religiões tradicionais africanas, é uma parte das religiões afro-americanas e diferentes das religiões afro-cubanas como a Santeria de Cuba e o Vodou do Haiti pouco conhecidas no Brasil.
À primeira vista para os leigos, o Candomblé é uma coisa só. Mas, não é bem assim. Existem vários grupos, onde o mais expressivo, sem dúvida, é o grupo Yorùbá (na atualidade). Na época do tráfico de escravos, vieram muitos negros oriundos de Angola e Moçambique: os Bantos, Cassanges, Kicongos, Kiocos, Umbundo, Kimbudo, de onde se originou o “Candomblé Angola”, facilmente reconhecido por quem é da religião, pela maneira diferente de falar, cantar, dançar e percutir os tambores, o que é feito com as mãos diretamente sobre o couro com ritmos e cadências próprios, alegres e ligeiros.
O Candomble que é o culto dos orixás de origem temática e familiar praticada em alguns países da America latina, o candomblé tem por base a anima (alma da natureza) sendo, portanto chamada de animista foi desenvolvida pelos sacerdotes africanas trazidos da áfrica para o Brasil como escravos juntamente com seus orixás/inquices/vodus sua cultura e língua.
0 CANDOMBLÉ à uma estrutura de culto às forças da natureza, à um hino à vida como Eterno Movimento, que se manifesta nas danças, nas cores dos ORIXÁS, nos alimentos sacramentais. Ritual comunitário de cantos, danças e alimentos sagrados na sua forma pública, o Candomblé é sacra mantido pelo Pai ou Mãe de Santo, pelos Filhos de Santo, pelos tocadores de atabaque (OGAN), que entoam os cantos sagra dos possibilitando a vinda do ORIXÁ, com a participação da comunidade dos mais velhos às criancinhas. Todos cantam e saúdam os ORIXÁS, executa a dança sagrada, num hino à Alegria, Amor e Partilha. O CANDOMBLÉ expressa-se nos terreiros ou roças, onde se cultuam os ORIXÁS e os ancestrais ilustres. 0 terreiro contém dois espaços, com características e funções diferentes: (a) um espaço urbano, construído, onde se dá a dança; (b) um espaço virgem (árvores e uma fonte, equivalentes à floresta africana), que é considerado sagrado
0 chefe supremo do terreiro é o BABALORIXIÁ ou IYALORIXÁ (pai ou mãe que possuem o ORIXÁ). Eles são detentores de um poder sobrenatural - o AXÉ, a força propulsora de todo Universo. 0 AXÉ impulsiona a prática sagrada que, por sua vez, realimenta o AXÉ, pondo todo sistema em movimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O CANDOMBLÉ FOI O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO PELO MOVIMENTO QUE ERA QUANDO AQUI CHEGOU E POR SUA VEZ, HOUVE UM GRANDE NUMERO DE ADÉPTOS. O CANDOMBLE HOJE TENTA OCUPAR SEU ESPAÇO COMO NOVIDADE ESPIRITUAL MESMO JÁ BEM ANTIGO AQUI NO BRASIL, EM UMA DAS NOVELAS DA REDE GLOBO , FOI MUITO ENFATIZADO ESSA QUESTÃO MOSTRANDO A SEMELHANÇA DO CANDOMBLE COM UMA RELIGIÃO TRADICIONAL EVANGELICA,COMO A DEVOÇÃO AOS ORIXAS POR EXEMPLO NÃO MUITO DIFERENTE DA SEMELHANÇA DE ADORÇÃO A DEUS COMO A EVENGELICA.
ResponderExcluirGILSON TEBALDI DE SOUSA